TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Primavera deve ser quente em Santa Catarina
-
Foto: Nilson Teixeira/Epagri -
Estação começa com chance de frio e geada em áreas altas, mas promete temperaturas acima de 30°C nos próximos meses
A primavera no Hemisfério Sul começou oficialmente às 09h44 de domingo (22) e, em Santa Catarina, a estação promete calor acima da média climatológica. Segundo a Epagri/Ciram, apesar de possíveis episódios de frio e geada nas áreas mais altas do Planalto Sul, a expectativa é de elevação constante das temperaturas, com dias consecutivos acima de 30°C.
A previsão para setembro indica chuvas abaixo da média no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, enquanto as demais regiões terão precipitação dentro da média. Em outubro, espera-se um aumento nas chuvas em parte do estado, e em novembro, a precipitação será próxima à média climatológica.
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a chuva será mal distribuída durante a primavera, com possibilidade de eventos intensos, como raios, granizo e ventanias. Além disso, períodos de estiagem podem ocorrer. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda acompanhar os alertas meteorológicos no site e redes sociais da instituição.
La Niña fraca e seus efeitos
O fenômeno climático La Niña deve se manifestar de forma leve e de curta duração entre a primavera e o verão, com influência nas condições atmosféricas. A meteorologista Laura Rodrigues explica que esse evento pode trazer chuvas intensas no Norte e Nordeste do Brasil e tempo mais seco no Sul.
Inverno de 2024: marcante por frio e neve
O inverno de 2024 foi marcado por episódios frequentes de frio, geada e até neve em Santa Catarina. Entre os destaques, a temperatura mínima de -7,2°C em Urupema no final de junho e uma máxima de 37,74°C em Criciúma em setembro. O inverno também registrou eventos de neve em agosto, além de temporais e nevoeiros frequentes no litoral.
A primavera agora traz uma mudança de cenário, com dias quentes e variações climáticas que marcarão a transição para o verão.
Deixe seu comentário