logo RCN

Primavera deve ser quente em Santa Catarina

  • Foto: Nilson Teixeira/Epagri -

Estação começa com chance de frio e geada em áreas altas, mas promete temperaturas acima de 30°C nos próximos meses

A primavera no Hemisfério Sul começou oficialmente às 09h44 de domingo (22) e, em Santa Catarina, a estação promete calor acima da média climatológica. Segundo a Epagri/Ciram, apesar de possíveis episódios de frio e geada nas áreas mais altas do Planalto Sul, a expectativa é de elevação constante das temperaturas, com dias consecutivos acima de 30°C.

A previsão para setembro indica chuvas abaixo da média no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, enquanto as demais regiões terão precipitação dentro da média. Em outubro, espera-se um aumento nas chuvas em parte do estado, e em novembro, a precipitação será próxima à média climatológica.

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a chuva será mal distribuída durante a primavera, com possibilidade de eventos intensos, como raios, granizo e ventanias. Além disso, períodos de estiagem podem ocorrer. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda acompanhar os alertas meteorológicos no site e redes sociais da instituição.


La Niña fraca e seus efeitos

O fenômeno climático La Niña deve se manifestar de forma leve e de curta duração entre a primavera e o verão, com influência nas condições atmosféricas. A meteorologista Laura Rodrigues explica que esse evento pode trazer chuvas intensas no Norte e Nordeste do Brasil e tempo mais seco no Sul.


Inverno de 2024: marcante por frio e neve

O inverno de 2024 foi marcado por episódios frequentes de frio, geada e até neve em Santa Catarina. Entre os destaques, a temperatura mínima de -7,2°C em Urupema no final de junho e uma máxima de 37,74°C em Criciúma em setembro. O inverno também registrou eventos de neve em agosto, além de temporais e nevoeiros frequentes no litoral.

A primavera agora traz uma mudança de cenário, com dias quentes e variações climáticas que marcarão a transição para o verão.

Feira de móveis e imóveis terá produtos com até 50% de desconto em Joinville Anterior

Feira de móveis e imóveis terá produtos com até 50% de desconto em Joinville

Parque Estadual Acaraí completa 19 anos de preservação em São Francisco do Sul Próximo

Parque Estadual Acaraí completa 19 anos de preservação em São Francisco do Sul

Deixe seu comentário